Postado em 5 de agosto de 2013
Moradores do Jardim Botânico discutem o que a cidade precisa

Da Administração Regional do Jardim Botânico

As etapas locais começaram. Nos dias 2 e 3 de agosto foi a vez do Jardim Botânico ter voz e levantar as questões prioritárias da cidade. A reunião foi realizada no Colégio CIEIC e contou com a presença de moradores, representantes da associação de condomínios e da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab).

Na sexta (2), a abertura do evento ficou por conta da apresentação da servidora da Administração Regional, Inez Vilela, que incorporou sua personagem Cabocla e entreteve os presentes divulgando a cultura da região.

Após a apresentação de abertura, o administrador César Lacerda deu início à conferência ressaltando a importância desta etapa e pedindo a ajuda da comunidade. “Esta conferência é uma oportunidade de apontar as prioridades da nossa cidade. Nós podemos transformar o Jardim Botânico, mas para isso, a ajuda de vocês é necessária. Se nós nos unirmos, nós conseguiremos melhorar ainda mais esta cidade”, finalizou Lacerda.

No primeiro dia de conferência foram dadas explicações gerais sobre a estrutura do evento e o papel das regiões administrativas na etapa distrital. Já o segundo dia foi focado no levantamento das necessidades da cidade onde os moradores puderam apresentar suas reivindicações e sugestões de melhoria para região.

Um dos temas mais discutidos foi a duplicação das vias da cidade. Segundo o morador Leonardo Leite, existe um projeto que, se colocado em prática, melhoraria bastante o trânsito da região. “Uma estrada que sairia da Avenida do Sol dando acesso direto ao balão da Esaf beneficiaria muito a região. Isso desafogaria o trânsito que já está muito intenso e perigoso devido a quantidade de carros que trafegam por aqui”, explica o morador.

A regularização dos condomínios também foi outro assunto de intenso debate. A procura pelo tema foi grande. “Tudo que puder vir de melhoria para a regularização da região é ótimo”, disse o morador Vagner de Carvalho.

No fim da tarde, foram eleitos os delegados que representarão o Jardim Botânico na etapa distrital da Conferência que será realizada em setembro. Para o morador Leonardo Leite, esta é uma oportunidade de dialogar com o governo. “É uma excelente oportunidade de apresentarmos as sugestões e as ideias de melhoria. É a nossa chance de dialogar com o governo”.

Na etapa distrital haverá a elaboração do relatório final com as propostas das regiões participantes, que será enviado à Conferência Nacional, que ocorrerá em novembro.