Postado em 24 de agosto de 2013
Oito cidades do DF recebem etapa local da Conferência

Regularização e planejamento urbano dominam as discussões

 

Moradores do Park Way, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, Brasília, Cruzeiro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal participaram, neste sábado (24), da etapa local da 5ª Conferência Distrital das Cidades que, até 14 de setembro, ocorre nas 31 cidades do DF. O objetivo é ouvir da população o que cada cidade precisa para melhorar. O que for sugerido será levado às etapas Distrital, em setembro, e Nacional, em novembro.

Regularização e planejamento e desenvolvimento territorial e sustentável foram os principais temas debatidos neste sábado. No Varjão, além da regularização, os moradores querem uma via de saída para o melhor escoamento dos veículos. Já no Lago Norte, a comunidade anseia pela regularização dos Núcleos Rurais Remanescentes, implantação de parques e pedem mudanças no sistema viário. Na Candangolândia, os moradores discutiram definições das áreas poligonais, propostas para o programa Minha Casa minha Vida/Morar Bem e a recuperação do patrimônio cultural histórico da cidade.

Mobilidade urbana também entra na pauta de Brasília, Lago Sul, Sudoeste e Octogonal. No Park Way foi pautada a construção de ciclovias, viadutos e a regularização da Vargem Bonita. No Cruzeiro, os moradores querem galeria de águas pluviais, reforma de asfaltos e urbanização das quadras 10 e 12 do Cruzeiro Velho.

Nas etapas locais que ocorreram neste sábado também foram eleitos os delegados que representarão as oito regiões na 5ª conferência Distrital das Cidades, além do Conselho Local de Planejamento, que terá a incumbência de coordenar o diálogo entre a população e o governo.

“O Conselho vai trabalhar durante os próximos anos dando continuidade ao debate e trazendo as discussões aos órgãos, sobretudo, de planejamento urbano”, destacou o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela.

No próximo sábado (31), a etapa local estará no Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. Para participar, basta que o morador se inscreva no lugar onde a Conferência será realizada.

Entrar

Perdeu sua senha?