Postado em 19 de julho de 2013
Paranoá se prepara para receber a 5ª Conferência Distrital das Cidades
Paranoá se prepara para receber a 5ª Conferência Distrital das Cidades

A comissão organizadora da 5ª Conferência Distrital das Cidades esteve reunida nesta quinta-feira (18) com moradores do Paranoá. O objetivo do encontro que aconteceu na Paróquia Santa Maria dos Pobres foi conscientizar a população da cidade para a importância da participação na etapa local da Conferência.  A etapa local no Paranoá será nos dias 2 e 3 de agosto, primeiro fim de semana do mês. Ela antecede outras duas etapas: a distrital e a nacional.

O evento começa a ser bem recebido pelos moradores. “Se é para melhorar a cidade, nós vamos colaborar. Mas quero deixar claro que se for necessário, vamos cobrar também”, avisou Maria do Carmo Silva, moradora do Núcleo Rural Altiplano Leste. “Vamos acompanhar cada etapa.  A Conferência é um momento de grande diálogo da população com o governo. Vamos nos mobilizar, discutir e preparar a etapa local” destacou Suenílson Saulnier, escolhido como interlocutor para assuntos relacionados à etapa distrital.

O objetivo do GDF com a etapa local da Conferência das Cidades é que a população contribua com a construção de políticas públicas de habitação, desenvolvimento urbano e regularização fundiária.

A comissão organizadora da Conferência, formada por técnicos da Sedhab, já se reuniu com moradores do Itapoã, Riacho Fundo I, Guará, Planaltina, São Sebastião, SCIA (Estrutural) e Águas Claras. Nesse primeiro encontro, representantes de entidades como associações de moradores discutem e planejam como participarão das etapas locais.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades antecede a 5ª Conferência Nacional das Cidades e tem como objetivo fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, incluindo moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, de forma solidária, inclusiva e sustentável.

A etapa local ocorrerá nas 31 cidades do DF, em agosto e setembro. Nessa fase estão previstas plenárias e grupos de trabalho sobre temas prioritários para cada cidade. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro haverá eleição de delegados que vão representar o DF na 5ª Conferência Nacional. Nos três dias serão elaborados relatórios finais com discussões, sugestões e 30 propostas de teor nacional a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades.

A etapa nacional será entre os 20 e 24 de novembro e promoverá debates de temas locais e nacionais. Ela direcionará a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.

Entrar

Perdeu sua senha?