Postado em 15 de julho de 2013
Planaltina inicia mobilizações e debates para a 5ª Conferência Distrital das Cidades

Aqui no Distrito Federal, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e as Administrações Regionais já iniciaram a mobilização da população e da sociedade civil organizada para a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

Na Administração Regional de Planaltina foi realizado o primeiro encontro com a Comissão Organizadora da 5ª Conferência Distrital das Cidades, neste primeiro momento as entidades da sociedade civil organizada apresentou suas preocupações, discutiram e planejaram as próximas etapas que antecede a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

O secretário adjunto da Sedhab, Rafael Oliveira, destacou a importância da realização da Conferência e convidou a todos para participar. “Vamos construir instrumentos e ferramentas de participação social nesta Conferência, que sejam reconhecidos pelo estado e que colaborem com a construção das políticas públicas de habitação”.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades antecede a 5ª Conferência Nacional das Cidades e tem o objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, incluindo moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, de forma solidária, inclusiva e sustentável.

O evento será feito em etapas locais, realizadas nas 31 cidades do DF, em agosto e setembro. Nessa fase estão previstas plenárias e grupos de trabalho sobre temas prioritários para cada cidade. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro haverá eleição de delegados (eles vão compor a delegação do DF durante a 5ª Conferência Nacional), elaboração dos relatórios finais com discussões, sugestões e 30 propostas de teor nacional a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Já a 5ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro e promoverá debates de temas locais e nacionais. Ela direcionará a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.