Postado em 5 de agosto de 2013
Regularização e habitação são os principais temas discutidos pelos moradores de São Sebastião na 5ª Conferência Distrital das Cidades

Da Administração Regional de São Sebastião

Propostas feitas pela população vão ajudar o governo no planejamento urbano

No último final de semana, a cidade de São Sebastião recebeu a 5ª Conferência Distrital das Cidades. 114 moradores participaram das discussões, que foram promovidas com o tema “Quem faz a cidade somos nós”. Os grupos foram formados para discutir os seguintes eixos temáticos: habitação, regularização, planejamento urbano e desenvolvimento sustentável e orçamento participativo.

“As Conferências Distritais são ótimas oportunidades para a população decidir como serão feitas as próximas melhorias. Assim como o governador Agnelo Queiroz abre as portas do Governo, eu abro as portas da Administração Regional para quem quiser participar e saber as ações que estão sendo feitas”, disse o administrador de São Sebastião, Jucélio Moreno.

Ainda no credenciamento, o morador escolhia um eixo que julgasse mais importante. Os eixos mais procurados foram habitação e regularização. Outro ponto muito comentado foi à necessidade de uma maior fiscalização do governo em relação às ocupações de terras.

Outra exigência é a construção de mais casas populares (através do programa habitacional do GDF, Morar Bem, desenvolvido em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal) para quem ganha até três salários mínimos.

Rogéria Lotfi Santos, 36 anos, foi eleita uma das delegadas. A moradora de São Sebastião acredita que, com a eleição, poderá cobrar as ações que foram aprovadas. “A conferência foi importante para tratar a regularização da cidade e que os novos bairros sejam de interesse social e não para ricos”, defendeu.

A partir do que foi proposto pelos moradores na 5ª Conferência, o governo, em todos os seus níveis, executará as políticas de desenvolvimento urbano. No sábado, foram eleitos os delegados que levarão as propostas dos moradores das quatro cidades à Conferência Distrital.

Etapa Nacional

O que foi discutido na etapa local será levado à 5ª Conferência Distrital, marcada para setembro. Ela antecede a Conferência Nacional das Cidades, promovida pelo Governo Federal em novembro.

As propostas dos moradores nas três etapas da Conferência poderá se transformar em políticas públicas de desenvolvimento urbano.