Postado em 12 de julho de 2013
Reuniões de mobilização iniciam processo da 5ª Conferência Distrital das Cidades

Aqui no Distrito Federal, a Sedhab – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e as Administrações Regionais já iniciaram a mobilização da população e da sociedade civil organizada para a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

As administrações regionais de Itapoã, Riacho Fundo I e Guará já tiveram o seu primeiro encontro com a comissão organizadora da 5ª Conferência Distrital das Cidades. Nesse primeiro momento, as entidades da sociedade civil organizada discutiram e planejaram as próximas etapas que antecedem a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

“Nesta Conferência vamos extrair valiosas contribuições da sociedade para que o governo ajude a melhorar a vida da população em cada cidade do Distrito Federal”, destaca o secretário de Habitação, Geraldo Magela. O secretário disse ainda que o momento de ebulição social que o país vive talvez seja a ocasião mais oportuna para aprimorar o diálogo entre poder público e sociedade civil.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades antecede a 5ª Conferência Nacional das Cidades e tem como objetivo de fortalecer e estimular a participação social, e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, incluindo moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, de forma solidária, inclusiva e sustentável.

A Conferência Distrital terá etapas locais que serão realizadas nas 31 cidades do DF, durante os meses de agosto e setembro. Nessa fase, estão previstas plenárias e grupos de trabalho sobre temas prioritários para cada cidade. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro ocorrerá a etapa final onde haverá a eleição de delegados que vão compor a delegação do DF durante a 5ª Conferência Nacional. Na etapa final também serão elaborados relatórios finais com discussões, sugestões e 30 propostas de teor nacional a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Já a 5ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro e promoverá debates de temas locais e nacionais. Ela direcionará a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.

Entrar

Perdeu sua senha?