Postado em 15 de julho de 2013
São Sebastião recebe comissão organizadora da 5ª Conferência Distrital das Cidades

Aqui no Distrito Federal, a Sedhab – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e as Administrações Regionais já iniciaram a mobilização da população e da sociedade civil organizada para a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

Na Administração Regional de São Sebastião foi realizado o primeiro encontro com a comissão organizadora da 5ª Conferência Distrital das Cidades. Na última sexta-feira (12), na sede da Administração Regional de São Sebastião, as entidades da sociedade civil organizada apresentaram suas preocupações e discutiram o planejamento das próximas etapas que antecedem a 5ª Conferência Distrital das Cidades.

O secretário adjunto da Sedhab, Rafael Oliveira, lembrou que a regularização de São Sebastião está em andamento. Ele destacou que foi até a cidade “para convidá-los para a Conferência Distrital” e enfatizou a importância da participação da população que é, neste momento, de se organizar e contribuir com a política nacional de gestão urbana no DF. “Sabemos que a politica deve ser construída ao longo de anos e a Conferência é o momento de diálogo entre poder público e sociedade civil. Vamos colaborar com uma participação qualificada”, disse Rafael Oliveira.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades antecede a 5ª Conferência Nacional das Cidades e tem o objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, incluindo moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, de forma solidária, inclusiva e sustentável.

O evento será feito em etapas locais, realizadas nas 31 cidades do DF, em agosto e setembro. Nessa fase estão previstas plenárias e grupos de trabalho sobre temas prioritários para cada cidade. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro haverá eleição de delegados (eles vão compor a delegação do DF durante a 5ª Conferência Nacional), elaboração dos relatórios finais com discussões, sugestões e 30 propostas de teor nacional a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Já a 5ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro e promoverá debates de temas locais e nacionais. Ela direcionará a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.