Postado em 18 de julho de 2013
Sedhab e Administrações Regionais se reúnem para organizar a 5ª Conferência Distrital das Cidades
Sedhab e Administrações Regionais se reúnem para organizar a 5ª Conferência Distrital das Cidades

Representantes da Sedhab e das Administrações Regionais se reuniram nesta quinta-feira (18) para apresentar propostas de mobilização popular para a realização da 5ª Conferência Distrital das Cidades.

O secretário adjunto de habitação, Rafael Oliveira, convidou os representantes das administrações regionais para que juntos “façamos uma Conferência bem feita, que irá refletir em um processo novo de gestão das cidades”. O secretário deixou claro como deve ser a mobilização popular. “Vamos mobilizar a juventude, feirantes, comerciantes para constituir um grupo representativo das cidades, neste processo”. Ele lembrou que o principal é criar diálogo do governo com a comunidade, para dar poder à população de fortalecer a política urbana.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades está mobilizando a população e a sociedade civil organizada para que participem dos debates que ocorrerão entre 02 de agosto e 14 de setembro.

A comissão organizadora Conferência, formada por técnicos da Sedhab, já se reuniu com moradores do Itapoã, Riacho Fundo I, Guará, Planaltina, São Sebastião, SCIA (Estrutural) e Águas Claras. Nesse primeiro encontro, representantes de entidades como associações de moradores discutem e planejam como participarão das etapas locais.

A 5ª Conferência Distrital das Cidades antecede a 5ª Conferência Nacional das Cidades e tem o objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, incluindo moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, de forma solidária, inclusiva e sustentável.

O evento será feito em etapas locais, realizadas nas 31 cidades do DF, em agosto e setembro. Nessa fase estão previstas plenárias e grupos de trabalho sobre temas prioritários para cada cidade. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro haverá eleição de delegados eles vão compor a delegação do DF durante a 5ª Conferência Nacional, elaboração dos relatórios finais com discussões, sugestões e 30 propostas de teor nacional a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Já a 5ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro e promoverá debates de temas locais e nacionais. Ela direcionará a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.

Confira a programação da sua cidade. E venha participar do diálogo para decidir o que é melhor para sua cidade!

Entrar

Perdeu sua senha?