Postado em 10 de agosto de 2013
Seis cidades do DF participam das etapas locais da 5ª Conferência Distrital das Cidades

Além de debaterem temas como regularização e desenvolvimento urbano, moradores elegeram Conselhos Locais de Planejamento e delegados

 

Cerca de 500 pessoas participaram, neste sábado (10), das etapas locais da 5ª Conferência Distrital das Cidades, organizada pelo GDF, por meio da Sedhab – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano. Moradores do Guará, Riacho Fundo, Águas Claras, Estrutural (SCIA), Núcleo Bandeirante e Vicente Pires participaram de grupos de trabalho e discutiram temas como habitação, regularização, desenvolvimento urbano, mobilidade urbana e infraestrutura. A ideia é debater e sugerir o que cada cidade precisa para melhorar.

Para Sônia Pereira, moradora do Guará há 43 anos, a Conferência das Cidades é válida.  “Acho legal para incentivar a participação popular e fomentar a cultura de participação das políticas públicas. É uma forma de democratizar”, avaliou.

Nas etapas locais que ocorreram neste sábado e seguirá até o próximo mês em todas as 31 cidades do DF, também foram eleitos os Conselhos Locais de Planejamento que, segundo o secretário de Habitação, Geraldo Magela, terá a incumbência de coordenar o diálogo entre a população e o governo.

“Nós queremos buscar a melhoria da qualidade de vida de todas as cidades do Distrito Federal. E a população tem o direito de influenciar nas decisões do governo. Este é o momento, e nós queremos que o diálogo seja permanente. O Conselho vai trabalhar durante os próximos anos dando continuidade ao debate e trazendo as discussões aos órgãos, sobretudo, de planejamento urbano”, declarou Geraldo Magela.

Além disso, houve ainda a eleição dos delegados, que representarão as seis regiões na 5ª Conferência Distrital das Cidades, que antecede a etapa nacional, a ser promovida, em novembro, pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. No próximo fim de semana é a vez de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina participarem das etapas locais.

Entrar

Perdeu sua senha?